top of page

100% SOCIAL: Skate e Transformação


Nos últimos dias o skate tem tido grande destaque em função da conquista de duas medalhas de prata em sua estreia nos jogos olímpicos, emprestando toda a sua diversão, estilo, criatividade, irreverência e senso de união aos jogos, fazendo um país inteiro se mobilizar e torcer a cada manobra dos nossos skatistas.

O skate é um esporte muito atrativo, principalmente pela forma livre como é praticado, mas transcende o universo esportivo, transitando pela arte, comportamento, moda e outras vertentes, fazendo com que seus praticantes enquanto skatistas se definam como algo além de somente esportistas.

Dentro de tantas possibilidades que o skate oferece, acreditamos que a principal delas é a capacidade de transformação, que pode fazer com que uma pequena menina recém-saída da infância no interior do Maranhão, se transforme em uma das principais atletas do país e mude também a vida de várias outras pessoas.

O skate é uma valiosa ferramenta de inclusão social, que já é utilizada há algum tempo em vários cantos do Brasil e do mundo, do projeto Skatistan no Afeganistão, até nossos projetos aqui do estado do Rio grande do Sul. O skate dialoga como poucos esportes com as crianças e adolescentes e tem mudado muitas vidas.

Aqui no Estado a Skatebase, empresa especialista no ensino de skate, tem desenvolvido projetos sociais com skate em várias cidades há mais de 10 anos, por onde passaram mais de 8000 (oito mil) alunos. O objetivo desses projetos vai muito além de apenas ensinar a praticar skate, eles buscam proporcionar possibilidades de desenvolvimento físico e psicológico, através do skate, formando além de skatistas, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Um bom exemplo disso é o PIIS (Projeto Integrado de Inclusão Social), vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos que oferece oficinas de skate semanalmente e gratuitamente em duas regiões de vulnerabilidade social da cidade de Esteio há mais de 2 anos, utilizando recursos humanos da Skatebase. Durante as aulas são disponibilizados gratuitamente skate e equipamentos de proteção e além da prática do skate, também são trabalhados temas transversais como ECA, prevenção de abuso a crianças e adolescentes, entre outros temas ligados a cidadania, tudo com acompanhamento de uma psicóloga e assistentes sociais.

O projeto acontece todas as terças e quintas nos Bairros Liberdade e COHAB e, atualmente, atende a mais de 50 alunos, estando aberto a participação de toda a comunidade, obtendo ótimos resultados desde o início das suas atividades em 2018.

Professor Régis Lannig

Cref 031521-G/RS

Saiba Mais:




1 comentário
bottom of page