top of page

Conferência de Esporte e Lazer de Porto Alegre tem propostas para o futuro da Política Pública

Durante todo o sábado (19), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), da Ufrgs,a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), recebeu e analisou 448 propostas encaminhadas pela população da Capital, depois da realização de 10 pré-convenções, em 10 regiões da cidade. Esta reunião de todas as demandas, sugestões e propostas visa o futuro da Política Pública de Esporte e Lazer de Porto Alegre, que não ocorria há 19 anos.

“A secretaria realizou durante três meses, desde o dia 21 de setembro, 10 pré-convenções, com o propósito , primeiro, de ouvir a comunidade com suas propostas relativas às questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte e lazer da Capital. E, depois, elaborar coletivamente um documento final para a construção do Projeto de Lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer, pelos próximos 10 anos”, ressaltou a secretária Débora Garcia.


Ainda conforme a secretária, um primeiro propósito dessas conferências foi criar espaços públicos de participação da população, das suas organizações e entidades formais ou não formais, para que, juntos com o governo municipal, sejam estabelecidos os rumos dos investimentos e da atuação do município para a qualificação e a ampliação das ofertas de serviços, programas e projetos de esporte, recreação e lazer.

“Um segundo ponto crucial da existência das conferências é rearticular as pessoas, organizações e entidades como um coletivo político capaz de evidenciar e defender o esporte e lazer como relevante serviço/questão/problema público que incide diretamente sobre a qualidade de vida dos porto- alegrenses e na saúde das suas instituições. As instâncias das conferências, portanto, são momentos privilegiados para que as questões do esporte e do lazer se tornem, efetivamente,questões políticas proeminentes e prioritárias do município e seus governantes, destacou Débora.

Eixos

A conferência dividiu as propostas em quatro principais eixos:Atividade Física,, Cuidados Corporais e Vida de Qualidade; Aprendizagens, Práticas e Competições Esportivas; Práticas Corporais Artísticas, Integrativas e Recreativas e eixo quatro, Esforços Transversais de Gestão para Garantia dos Serviços Públicos de Esporte e Lazer.

Cada um destes eixos foi dividido em salas que tiveram a participação dos professores da SMELJ e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Esefid/Ufrgs).”A participação da Esefid, através da coordenação da chefe do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Raquel Silveira, foi fundamental e decisivo para o sucesso da convenção”, ressaltou a secretária.

A titular da Pasta observou ainda que muitas das demandas apresentadas já estão sendo providenciadas ou em fase de conclusão. Citou, entre várias,a reforma no Ginásio Tesourinha (investimentos de R$ 2 milhões na primeira etapa e mais R$ 10 milhões numa segunda etapa); transformar o Ginásio Lupi Martins num ginásio de lutas; reforma geral no Cecores e transformar o Ceprima num centro de referência do paradesporto.

Após ser redigido o documento final, a proposta será entregue para o prefeito que, por sua vez, encaminhará para a Câmara de Vereadores. Uma vez aprovado o Plano Decenal como Lei Municipal, contemplando as propostas coletivamente construídas nas conferências, o setor terá mais força política e institucional para demandar, cobrar e controlar as ações dos órgãos e agentes responsáveis.


🖋 Mauro Moraes /SMELJ POA

2 comentários
bottom of page