top of page

Conheça os Irmãos de quimono, um grupo de 150 faixas Pretas fundado pelo Sensei Marcelo Martins

O Blog 100% Esporte foi conversar com um grande amigo no Esporte, o Double Black Belt Sensei Marcelo Martins, faixa preta de Judô e de Jiu Jitsu, que em 2015 fundou os Irmãos de

Quimono. Hoje ele faz parte da Comissão Técnica Master/Veteranos do FGJ além de ser o Responsavel Técnico pela Equipe de Competição Brazuka Jiu Jitsu de Porto Alegre. Curte conosco aí galera!


Fala Marcelo! Como surgiu a ideia de fundar os Irmãos de Quimono?


Surgiu a ideia quando parei de competir no Judô, sentia falta do ambiente de competiçao, dos adversarios assim como dos técnicos e funcionarios das Federaçoes envolvidas nos ambientes saudaveis que o Esporte nos proporciona. Começei a montar o grupo com amigos mais proximos e que tinham os mesmos pensamentos, antes do Coronavirus eu organizava um Evento a cada dois meses sempre com treino de judô e ao final uma grande churrascada para confraternizaçao, o grupo foi aumentando com o passar desses 6 anos e hoje somos cerca de 150 no Grupo, destes cerca de 100 são faixas pretas.

Além dos treinos já citados no nosso Evento de final de ano organizamos uma grande doação como por exemplo de fraldas geriatricas ou de alimentos para alguma comunidade carente de Porto Alegre. Além disso o Grupo nesse ultimo Evento do ano também homenageia em vida um grande Sensei da historia do Judô Gaúcho como por exemplo foi feito para a Sensei Lea Linhares a primeira mulher a conquistar a faixa preta de judô em 1967.



Para participar do grupo qual o procedimento, tem que ser convidado?


É um Grupo fechado, só entra quem tem afinidades, sem nenhum tipo de interesse que não seja fomentar as grande amizades que na grande maioria tem 30/40 anos de tatame. São exemplo de adversários que agora fora dos tatames são grandes amigos. Esse é o grande legado do Mestre Jigoro Kano fundador do Judô, antes de formar atletas formamos cidadãos para o mundo. Daí vem o lema do grupo “ lutando para o bem".


Houve troca na gestão da Federação Gaúcha de Judô. Quais as perspectivas da atual Gestão da qual você está fazendo parte?


O novo Presidente é um grande amigo, Luiz Bayard, que eu carinhosamente chamo de Luizinho. Somos da mesma escola do já falecido Sensei Oswaldo Monteiro dos Santos.

Essa nova Gestão da FGJ 2021/ 2024 está sendo bem democratica e prima pelo acesso das informações chegaram a todos assim como os cursos de capacitação nessa época de Pandemia. Uma gestão bem transparente e democratica ao meu ver.


Especificamente qual a sua função na FGJ?


Fui convidado para fazer parte da Comissão Técnica dos Masters/Veteranos da FGJ.

Outra inovação desta gestão que dividiu cada área em Comissões com três técnicos em cada. Comissão de Judô de Alto Rendimento, Comissão de Judô Escolar assim como outras, cada área com três técnicos.



Em época de Olimpíadas, quais as chances de

Medalha do time Brasil?


Em relação aos jogos Olímpicos estamos num contexto diferente onde o nosso pais teve poucas chances para treinar e para competir em relação a outros países. Os jogos também foram adiados por um ano, portanto uma carga de treino e de pressão de 5 anos. Temos atletas também já encerrando seu ciclo Olímpico, então vejo uma Olimpíada duríssima para o Time Judô Brasil. Eu apostaria em 2 talvez 3 medalhas Olímpicas, talvez dos atletas mais experientes, creio que a Mayra Aguiar (78 kg) chegue mais recuperada nas Olimpíadas, também vejo boas chances na Portela (70 kg) e nos nossos dois pesos pesados masculino com o Baby (+ 100 kg) e no Feminino com a Altheman (+ 78kg). Lembrando que o Judô desde 1964 vem sempre conquistando medalhas Olímpicas para o Brasil.


Como esta o retorno das Competições de Judô e de Jiu Jitsu no RS?


As atividades presenciais da Federação Gaúcha de Judô estão programadas para uma possível volta as atividades dias 24 e 25 de Julho no 1° Treinamento de Campo em Santa Maria para as Categorias Sub 18, Sub 21 e Sub 23.

A FGJ tem uma possível data para o retorno de uma competição no RS que seria 25 e 26 de Setembro quando poderá ser realizado o Open RS de Judô para as classes Sub 18, Sub 21 e Sub 23 em Porto Alegre.

A Federação Gaucha de Jiu Jitsu/ ProSport já retomou suas atividades com a Copa Prime Experience dia 30 de Maio e no próximo dias 10 e 11 de Julho teremos a Copa Prime Evolution no Ginasio Tesourinha. Competição que já estou com minha Equipe Inscrita e vou atuar como Técnico representando a Bandeira Brazuka do Mestre Amauri Santos.


A equipe 100% Esporte agradece a tua disponibilidade e sempre que quiser as portas do nosso Blog estarão abertas para você e a Federação Gaúcha de Judô.


Para contatar o Sensei Marcelo Martins segue o Instagram dele: https://instagram.com/sensei.marcelo.martins?utm_medium=copy_link





5 comentários
bottom of page