Hoje o Blog 100% Esporte quer auxiliar aqueles que pretendem iniciar a carreira de Treinador de futebol. Batemos um papo com o amigo e consagrado Treinador Jairo Swirsky, para que possamos repassar aos leitores uma noção de qual caminho trilhar.
Jairo Swirsky é treinador de futebol profissional, possue licença PRO da CBF/CONMEBOL, formado em Ed. Física e experiência no Brasil, Europa e Asia.
Sigam o Jairo no Instagram:
@jairo.swirsky
Boa Leitura!
* Quero ser treinador. Por onde começar?
O mercado do futebol é muito grande e existem inúmeras áreas de atuação. Então, o primeiro passo, é definir em que área gostaria de atuar: escolas, escolinhas de futebol, categorias de base, formação de atletas, alto rendimento, etc.
Cada um desses nichos exige um tipo de formação específica diferente, bem como um caminho distinto para ex-atletas e pessoas oriundas de outras áreas. Mas é inevitável falar em qualificação específica, que pode ser adquirida em cursos, universidades e estágios.
* Estar no meio do futebol pode ser um caminho?
O conhecimento empírico e a vivência são muito importantes, mas não o suficiente. O ideal é a união desse conhecimento e das áreas cientifica, tecnológica e metodológica, sem desprezar os aspectos pedagógicos, que são importantíssimos em todas as áreas e níveis competitivos.
* E as Licenças?
Para atuar em escolas e escolinhas de futebol é necessário registro no Conselho de Educação Física e para atuar com categorias de base e alto rendimento, é preciso ter os cursos homologados pelas confederações de futebol. Esses cursos não são baratos, mas são necessários.
* Na sua opinião, mulheres sofrem preconceito? Você vê a possibilidade de uma mulher treinar um time da Série A no Brasil?
Vivemos em uma sociedade que historicamente e culturalmente é machista, mas vejo que isso vem diminuindo, inclusive no futebol. Nunca presenciei situações discriminatórias, mas sabemos que elas acontecem. Torço para que isso acabe. Quanto a uma mulher chegar na série A do Campeonato Brasileiro, o gênero é o que menos interessa, o que deve ser premiado é a competência. Espero que um dia o gênero deixe de ser um obstáculo.
* Deixa um recado para os futuros Treinadores!
Existem muitas tendências, metodologias e estilos para trabalhar com futebol. Não acredito que a cópia seja o melhor caminho. Acho que cada um deve usar tudo o que já foi feito como subsídio para montar o seu próprio trabalho, sempre contextualizando e sabendo como, quando e porque serão utilizados todos os aspectos que podem influenciar no rendimento e resultados.
Não é um caminho fácil, mas vale a pena. Deixo aqui um grande abraço e muita sorte para quem está no início dessa caminhada.
Ótimas