Único representante de Porto Alegre no Campeonato Gaúcho de Futsal, Série Prata da Federação, clube cria projeto social de Futsal para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
O Projeto POA PRA CIMA – FUTSAL CIDADÃO tem como objetivo contribuir com a saúde física e mental dos jovens, além da atenção ao rendimento escolar. Além de profissionais de educação física especializados, o projeto conta com educadora social.
Retomando suas origens, um dos bairros escolhidos foi Humaitá, na Escola Municipal Vereador Antonio Giudice, em quadra coberta atendendo 30 crianças de 6 a 11 anos.
Segundo o professor Rodrigo Machado “dentro de tudo que vivenciei e aprendi é que o esporte como ferramenta social é fundamental para a construção de um adulto saudável. Ele socializa quem tem dificuldade em socializar; ele inclui quem tem dificuldade de inclusão; ele coloca regras em quem tem dificuldades em segui-las; ele age de forma coletiva com quem tem dificuldade em trabalhar em equipe dentre outros. Por isso o Futsal é fundamental na construção do ser humano”.
Outro bairro fortemente atingido pela enchente, o Sarandi, na zona norte de Porto Alegre contará com o núcleo 2 do projeto atendendo 30 adolescentes de 12 a 16 anos no Centro de Comunidade da Vila Elizabeth – CECOVE.
Para o presidente do VMDL, Rodrigo Paines, os projetos providos pela Lei de Incentivo ao Esporte (Pró- Esporte) são ótimas oportunidades parcerias de empresas, entidades esportivas e do município para melhor formação de futuros cidadãos. As crianças e jovens passam a interagir não só com atividades esportivas, para promover saúde e melhor condição física, mas também integram uma rede segura para desenvolvimento social e psicológico necessários para formação na vida adulta.
As 60 vagas do projeto são destinadas a meninos e meninas, sendo 20% delas reservadas a neuro-diversos. Todas as atividades são gratuitas.
Inscrito no PRÓ ESPORTE RS, Lei Estadual de Incentivo ao Esporte o projeto busca o apoio de empresas que contarão com crédito de ICMS do valor aportado. A previsão de execução, em caso de sucesso, será março a dezembro de 2025.
POA PRA CIMA – FUTSAL CIDADÃO
Projeto e Divulgação:
100% Esporte
Marketing Esportivo e Comunicação
Saiba Mais:
Opmerkingen